FOTOGRAFIA

Série Fé (2016)

 

 

Série fotográfica que investiga o atravessamento entre a religiosidade e o corpo. Constituindo-se como um desdobramento de minhas pesquisas sobre o grotesco, este trabalho transita pelo rebaixamento, processo pelo qual se realizaria a transferência dos ideais espirituais e abstratos à materialidade corpórea. Bakhtin (2010) afirma que há uma relação estreita entre o grotesco e o “baixo”, este em seu sentido topográfico, representando a terra. Esta ligação com a terra possuiria o caráter concomitante de absorção (o solo como túmulo, ventre), de nascimento e ressurreição (solo como seio materno). Assim, o alto seria representado pela extremidade superior de nosso corpo, a cabeça, e o baixo pelos órgãos genitais. Os pesquisadores Muniz Sodré e Raquel Paiva dedicam-se ao estudo do grotesco, desenvolvendo que o rebaixamento é:

[…] operado por uma combinação insólita e exasperada de elementos heterogêneos, com referência frequente a deslocamentos escandalosos de sentido, situações absurdas, animalidade, partes baixas do corpo, fezes e dejetos – por isso, tido como fenômeno de desarmonia do gosto […] suscitando um mesmo padrão de reações: riso, horror, espanto, repulsa. (SODRÉ e PAIVA, 2002, p. 17).

Na visão de mundo grotesca, o exagero corpóreo e o rebaixamento possuem um caráter transgressivo de inversão das normas, como princípios que privilegiam a desordem, subvertendo as estruturas cotidianas.

Referências:

BAKHTIN, Mikhail M. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais (trad. Yara Frateschi Vieira). São Paulo: Hucitec, Ed. da Univ. de Brasília, 2010.

SODRÉ, Muniz; PAIVA, Raquel. O Império do Grotesco. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s