PERFORMANCE

Fala comigo/ Habla conmigo

Performance-intervenção realizada em maio de 2017 no Temporal Festival de arte, na Plaza de la Libertad, Assunção, Paraguai.

Num espaço público o artista se coloca deitado, imóvel e olhos abertos. Ele tem um celular pendurado sobre o peito e em seus braços lêem-se as incrições: Fala comigo + um número de celular. Cada vez que um participante ligar para o número de celular, enquanto durar o toque do aparelho, o performer inicia um fragmento de história, que pode ser pessoal ou não. Quando o toque do celular acaba, a história acaba, sem conclusão definida, instaurando um jogo de inacabamentos.

Até que ponto as tecnologias da informação nos aproximam ou nos afastam? Como nos últimos anos têm sido borradas as fronteiras entre público e privado? Partindo destas provocações iniciais, esta peça performativa utiliza o celular como mote central para criação de um dispositivo relacional entre o performer e os transeuntes/espectadores/participantes.

 

 

ALINE ou Quem de nós será o próximo

Trajetória-deriva em memória à atriz Aline Barreto Pais. Tendo 70% de seu corpo queimado pela explosão de um bueiro em rua do centro da cidade do Rio de Janeiro, Aline morreu aos 24 anos em novembro de 2016. O trajeto se inicia na Cinelândia, onde ela realizava seu último trabalho artístico e finda no encontro entre a Rua do Senado e a Rua Gomes Freire, local da explosão.

Criada durante a residência O Feminino e a Rua – residência proposta e conduzida por Flávia Naves, Gunnar Borges e Natássia Vello (Teatro Inominável).

Dezembro de 2016, Mostra Hífen, Rio de Janeiro, RJ.

http://www.mostrahifen.com.br/prog_performance.html

  • Registro videográfico realizado por Rafael Faustini.

_________________________________________________________________

ENTRE OVOS E MEDOS

Que mudanças de afetos e dinâmicas internas são geradas no espectador/participante através de uma ação de provocação? Como a bufonaria pode privilegiar a criação de um fenômeno cênico desestabilizador e/ou político? Que relações podemos estabelecer entre a bufonaria e uma cena de caráter performativo? O programa performativo Entre ovos e medos busca respostas possíveis a essas questões a partir do contágio entre bufonaria e experiência performativa. Inspirada pelo trabalho do bufão franco-italiano Leo Bassi, analisado em minha pesquisa de doutoramento, esta ação busca transmutar o evento cênico em superfície sensível que se deixe afetar e misturar por problemas e práticas operadas por este bufão – como jogos cômicos provocativos, tensionamentos na relação ator/espectador/participante e desconexões político-performativas. Com duração de dez minutos, Entre ovos e medos é um jogo irônico e um contrato cujas regras são firmadas na presença dos participantes, é motor de experimentação, ativador de experiência capaz de afetar e criar corpos tanto para aquele que media a ação como para os que dela participam.

Realizada em:

– IX Congresso da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas), novembro de 2016, Uberlândia, MG.

– Esforços #2 – Mostra de Performances (organização Miúda), maio de 2016, Rio de Janeiro, RJ.

– Corpo, Política e Contemporaneidade, junho de 2015, Porto Alegre, RS.

– Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, setembro de 2014, Rio de Janeiro, RJ.

_________________________________________________________________

QUE SEJA DOCE

Um ritual atravessado por fragmentos de memória e sensações de pertencimento. Performance que investiga a arte relacional e seus antagonismos, em diálogo direto com os participantes.

Realizada nos eventos:

– Esforços #2 – Mostra de Performances (organização Miúda), maio de 2016, Rio de Janeiro, RJ.

– I Seminário Internacional do NEPAA, outubro de 2014, Rio de Janeiro, RJ.

____________________________________________________

JOGO DE DADOS ou Seu tempo está acabando

Realizada em setembro de 2014 no Centro Municipal de Arte Helio Oiticica, Rio de Janeiro, RJ.

____________________________________________________________

TALK TO ME

Realizada em outubro de 2014, evento Bodies in Transit organizado pela New York University e Hemispheric Institute of Performance and Politics, Nova Iorque, EUA.

_________________________________________________________________

FALA COMIGO

Realizada em 2014 na UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s